Whatsapp
Portal Ciesp > Notícias > COMEX traz Workshop inédito de Treinamento Operacional no Novo Processo de Exportações DU-E

Noticías

COMEX traz Workshop inédito de Treinamento Operacional no Novo Processo de Exportações DU-E18/05/2017Promovido pela Secretaria de Comércio Exterior (SECEX) do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), juntamente com a Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB) do Ministério da Fazenda (MF) e com apoio do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP) – Campinas e Aeroportos Brasil Viracopos, o evento capacitou os operadores de comércio exterior para utilização do novo processo de exportações a partir da integração entre sistemas corporativos internos e os módulos recentemente implantados pelo SECEX.
 
O treinamento gratuito, realizado em 11 de maio, no auditório da IBE-FGV, compôs simulações práticas e objetivas, realizadas em ambiente de testes as mudanças e facilidades do novo processo. Um  dos destaques do workshop foi a demonstração em tempo real do funcionamento do sistema e a utilização de transmissão de dados em todas as etapas do fluxo: elaboração, registro, acompanhamento da Declaração Única de Exportação (DU-E), entrega, recepção, manifestação da carga. 
 arquivo sem legenda ou nome
De acordo com o representante do MDIC, Tiago Martins Barbosa, Gerente de Tecnologia do Portal Único; e Carlos Eduardo Assini, da EQDEX – Equipe de Despacho de Exportações da Afândega do Aeroporto Internacional de Viracopos em Campinas, a grande relevância do momento vem a partir da construção do papel de relações entre o privado e o público, “vale lembrarmos que a sugestão de como deveria ser esse novo fluxo veio do setor privado. A ideia é que esse controle ocorra da forma menos impactante possível para a indústria, por isso a aproximação interórgãos”, explicam.
 
De acordo com o MDIC o diferencial nesse momento é a significativa redução no número de etapas e documentos. “80% dos processos, que é o percentual da balança comercial que não tem a participação dos órgãos anuentes, já podem utilizar o DUE, sendo que, ao longo deste 2º semestre, acontecerá a integração dos processos que envolvem estes órgãos”, pontuou.
 arquivo sem legenda ou nomeVinte e quatro empresas participaram, incluindo um total de cerca de oitenta e cinco pessoas. Entre as participantes estiveram: Tetra Pak, HP, Wabco, Flextronics, John Deere, Borg Warner,  Bosch, PPG, Embraer, Azul Linhas Aéreas, Aeroportos Brasil Viracopos, 3M do Brasil,  Merial Saúde Animal,  CP Kelco, Dell Computadores, Afiadora Campinas, Takasago, Eaton Ltda, Ericsson,  ZF TRW, Smart,  Natura Cosméticos, e Tyco Eletronics. 
 
Foram compostas células das respectivas empresas exportadoras e seus respectivos prestadores de serviços (despachantes, agentes de carga etc).
 
Agregaram a pauta itens referentes à descrição do Novo Processo de Exportações; ao escopo das Operações de Exportação - da 1ª etapa de implantação do novo processo-; à apresentação do Ambiente de Validação (ferramentas e endereço para acesso); aos Requisitos Técnicos; à elaboração e registro da Declaração Única de Exportação utilizando Nota Fiscal Eletrônica; e às funcionalidades do módulo de controle de carga (Registro da Recepção, Entrega e Manifestação da Carga). Na ocasião os executivos puderam esclarecer dúvidas técnicas sobre o registro e acompanhamento das operações e sobre a integração entre os sistemas das empresas e o Portal Único de Comércio Exterior.
 arquivo sem legenda ou nome
O workshop, organizado pelo CIESP-Campinas, teve ainda o apoio das empresas Brasiliense e TCEX – Logística Internacional, e a parceria do IBE-FGV.
Álbum de Fotos:
Workshop DU-E


Workshop DU-E Workshop DU-E Workshop DU-E Workshop DU-E
Imagens por: Ciesp-Campinas
Compartilhar: