Whatsapp
Portal Ciesp > Notícias > Deterioração Financeira na Indústria de Transformação

Noticías

Deterioração Financeira na Indústria de Transformação12/12/2016Pesquisa realizada pelo Departamento de Competitividade e Tecnologia da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Decomtec) aponta sérios problemas de endividamento e geração de caixa em uma amostra de 269 das maiores empresas da indústria de transformação.

Essas empresas, que correspondem a 43% do faturamento do setor, encerraram o ano de 2015 devendo meio trilhão de reais, e com retração na geração de caixa de 6,6%, descontada a inflação. Metade delas está com relação dívida/Ebitda maior do que cinco, nível considerado crítico pelos analistas financeiros.

Como consequência dos juros altos e da escalada do câmbio em 2015, as despesas financeiras cresceram 85% e ultrapassaram a capacidade de geração de caixa (Ebitda) em 20%. O lucro líquido agregado caiu 65%, e 44% das empresas da amostra sofreram prejuízo em 2015, contra 22% em 2010.

Mantendo a atual tendência, projeta-se que o endividamento dessas empresas cresça 207% até 2020, contra 28% do Ebitda, a partir das perspectivas de mercado do relatório Focus, o que levará o agregado da amostra a uma perigosíssima relação dívida/Ebitda de 4,69 (hoje, ela é de 2,81).

Trata-se de um cenário extremamente preocupante e comprometedor para o investimento industrial e a retomada do crescimento econômico. Para evitar que isso se confirme, e para trazer algum alívio às empresas com dificuldades financeiras, elencamos algumas propostas de políticas públicas ao final do trabalho.

Acesse aqui para visualizar o estudo Situação Econômica do País e a Deterioração Financeira da Indústria de Transformação.

José Ricardo Roriz Coelho
Vice-Presidente da Fiesp
Diretor Titular do Departamento de Competitividade e Tecnologia da Fiesp
Compartilhar: