Whatsapp
Portal Ciesp > Notícias > DMA aborda o Gerenciamento dos Riscos Ambientais

Noticías

DMA aborda o Gerenciamento dos Riscos Ambientais01/11/2016O departamento de Meio Ambiente apresentou aos executivos da área os modelos e atualizações inseridos nos seguros ambientais nos últimos anos e, especialmente, com observação após os sinistros ocorridos no porto de Santos e na extração de minério de ferro na cidade de Mariana em Minas Gerais.Cada vez mais as questões ambientais estão em pauta em reuniões corporativas.”, afirmou o diretor do DMA, Stefan Rohr.

arquivo sem legenda ou nome “O Gerenciamento de Riscos Ambientais, infelizmente, faz parte da cultura estratégica de poucas empresas no Brasil. Esse tipo de gerenciamento é um conjunto de técnicas que mapeia os processos tanto produtivos, logísticos dentre outros internos como externos à organização, identificando, controlando, revisando metodologias e mitigando potenciais danos às instalações e pessoas que ali trabalham, como também para a comunidade ao seu redor e por onde os insumos e produtos acabados transitam.”, explicou o diretor.
 
Os especialistas declararam que como exemplo de risco ambiental externo e de alta severidade há os casos de tombamentos de caminhões carregados com produtos químicos, nos quais o vazamento atinge um rio, ou no caso de um caminhão tanque carregado de óleo vegetal, por exemplo, tombar, vazar e atingir um rio, também causará um significativo impacto ambiental com mortandade da flora e fauna aquática. “Dessa forma, o Gerenciamento de Riscos Ambientais deve ser parte integrante da gestão estratégica da organização, devendo ser estendido para sua cadeia de fornecimento, não esquecendo dos prestadores de serviços, haja vista que estes também podem ser potenciais causadores de sinistros.”, sinaliza Rohr.
 
arquivo sem legenda ou nome
A palestrante, Nathália S. Gallinari, profissional da área de Meio Ambiente da AIG Seguros Brasil, agregou em seu discurso os critérios da legislação atual, bem como as principais características e coberturas das apólices de seguro ambiental, apontando alguns cases práticos de sinistros ocorridos na sua empresa. “Abordamos também o processo de identificação, avaliação e transferência dos riscos ambientais, destacando algumas ferramentas de gestão de risco ambiental disponíveis, com enfoque maior para o Seguro Ambiental.”, complementou.
 
arquivo sem legenda ou nome
“Trata-se de um tema de grande relevância e interesse no momento atual, o que gerou colocações e contribuições importantes do público presente no evento.”, observou.
 
O debate, ocorrido em 26 de outubro, teve a parceria com a STAUT Corretora de Seguros e a AIG Seguros do Brasil, presente em nosso país desde 1949. O departamento de Sustentabilidade do CIESP-Campinas também foi parceiro dessa iniciativa.
Compartilhar: