Whatsapp
Portal Ciesp > Notícias > Agenda do Setor Produtivo das Macros 5, 6 e 7 é discutida em reunião do DMA FIESP/CIESP

Noticías

Agenda do Setor Produtivo das Macros 5, 6 e 7 é discutida em reunião do DMA FIESP/CIESP24/06/2016Carla Marins, Comunicação CIESP-Campinas.

Na reunião, foram destacados serviços importantes oferecidos aos associados, como o Monitore – Sistema de Gerenciamento de Obrigações Ambientais; o Calendário de Obrigações Ambientais CIESP/FIESP; procedimento para aplicação de Liminar Coletiva para Licenciamento Ambiental da CETESB; e diretrizes sobre o ZEE –Zoneamento Ecológico-Econômico do Estado de SP.

arquivo sem legenda ou nomeNo dia 22 de junho, Rafael Cervone, vice-presidente do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo, e Nelson Pereira dos Reis, diretor titular dos departamentos de Meio Ambiente – DMA CIESP/FIESP, lideraram comitiva que conduziu reunião extraordinária realizada na Diretoria Regional de Campinas.

O evento, que reuniu grande número de executivos e empresários da área, debateu a Agenda do Setor Produtivo, com foco nas questões ambientais e no desenvolvimento das Macros 5, 6 e 7, que compõem as Regionais de Americana, Limeira, Piracicaba, Rio Claro, Sta. Bárbara d’Oeste, Campinas, Indaiatuba, Sorocaba, Bragança Paulista e Jundiaí.

Na abertura do evento, Cervone falou sobre as recentes ações do DMA nos últimos meses, dentre elas, a campanha “Água na Medida”, com a distribuição de cerca de R$ 1,5 milhões de kits com quatro redutores de vazão cada; os fóruns de debate com as indústrias das regiões afetadas para as discussões sobre as normas de restrição de captação de água e os impactos diretos aos usuários industriais das bacias hidrográficas do PCJ, Alto Tietê e Paraíba do Sul. “Destaco uma ação efetiva dos nossos representantes junto aos órgãos gestores federal – ANA (Agência Nacional de Água) – e estaduais, para a defesa dos interesses do setor industrial, de forma a minimizar os impactos resultantes das restrições que acabaram sendo efetivadas, mas de forma negociada, junto a todos os segmentos”, relatou o vice-presidente.

arquivo sem legenda ou nomeSobre a importância da temática ambiental para garantia da competitividade da indústria, Cervone se lembrou da necessidade da união de esforços e do valor da clareza para os desafios que se colocam, seja no âmbito internacional, nacional, regional ou local.

arquivo sem legenda ou nomeO diretor titular, José Nunes Filho, aproveitou para reforçar a seriedade no que se refere à participação dos atores-chave da sociedade e do governo, no trabalho em prol do mesmo objetivo, visualizando o todo de uma forma estratégica e eficaz na construção de políticas públicas e programas de incentivos adequados às demandas da sociedade em um curto, médio e longo prazo. “Passamos, recentemente por uma grave crise hídrica, e precisamos aprender com isso e fazer a lição de casa. Estamos com as licenças para as novas outorgas suspensas até hoje, assim vamos continuar lutando pela segurança hídrica para Campinas e região”, avaliou, se referindo às discussões sobre a assinatura da nova outorga, prevista para maio de 2017.

Para o diretor de Meio Ambiente do CIESP-Campinas, Stefan Rohr, o encontro incentivou a integração das Diretorias Regionais envolvidas: “Pudemos interagir e debater sobre muitas das demandas que, atualmente, impactam o dia a dia dos nossos associados, como a legislação atual, a qual, quando comparada à da década de 60, nota-se hoje um alcance de 839 leis e decretos”, descreve. “O PDUI – Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado também foi abordado no quesito de sua contribuição para o ordenamento territorial, envolvendo tanto o poder público quanto a sociedade civil”, complementa.

arquivo sem legenda ou nomeParticiparam também da reunião: o 1º vice-diretor do CIESP-Campinas, José Henrique Toledo Corrêa; Marlúcio Borges, diretor de Meio Ambiente da FIESP; Anicia Pio, gerente do DMA-FIESP; Jorge Rocco, gerente do DMA-CIESP; Márcia Serra, diretora adjunta estadual do Departamento de Meio Ambiente do CIESP; Jorge Mercanti, representante do CIESP-Campinas no Comitê PCJ; Mauro Vicenti Pallandri, diretor do CIESP Piracicaba; Caroline Abreu, coordenadora do Grupo de Trabalho de Meio Ambiente do CIESP Jacareí; Luís Bernardino, diretor titular do CIESP Bragança Paulista; Moacir Beltrame, diretor regional titular do DEPAR Piracicaba; Mário Constanski; gerente do DIR; Daniel José Righetto, 1º vice-diretor do CIESP Indaiatuba; Mauritius Reisky Von Dubnidz, diretor titular do CIESP Jundiaí; Nivaldo José da Silva, diretor titular do CIESP Santa Bárbara; Flaminio de Lima Neto, 2º vice-diretor do CIESP Limeira; e Maurício Silveira Pedreira, representante do CIESP Rio Claro.
Compartilhar: