Whatsapp
Portal Ciesp > Notícias > Workshop: O Jurídico como Alavanca de Negócios reúne em torno de 100 pessoas

Noticías

Workshop: O Jurídico como Alavanca de Negócios reúne em torno de 100 pessoas14/03/2016Na pauta, a garantia da prevenção através do compliance, o fortalecimento da ética, a conformidade e a busca de aderência de toda a organização, o que amálgama o alicerce para os bons resultados.
























Como o departamento Jurídico deve se relacionar com as áreas de negócios da companhia?

Essa é uma questão de grande repercussão nos últimos anos nas áreas de negócios e jurídica.

Com o objetivo de dar subsídio e orientação aos empresários, o CIESP-Campinas, por meio dos seus departamentos de Negócios e Jurídico, em correalização com OAB/São Paulo, realizou, no dia 10 de março, promoveu Workshop com profissionais de alto gabarito para dialogar sobre as competências complementares do jurídico, como compliance, relações governamentais, relações com investidores, governança corporativa e demais pontos que constroem essa retórica.

Em sua abertura, o evento, com público de aproximadamente 100 pessoas, contou com a ilustre presença do presidente da OAB/Campinas, Daniel Blikstein, que destacou: “Um profissional da área jurídica, que atua dentro da empresa, pode difundir melhor as ideias e estabelecer com mais clareza as estratégias, uma vez que tem sua atuação focada na organização”.

Blikstein ainda falou sobre a recente criação da Comissão de Direito Empresarial, em 2013, a qual visa fomentar os assuntos relacionados ao direto empresarial, “tanto direcionadas aos advogados internos, como aos escritórios que atendem a essas empresas”.

E lembrou que reunir esses profissionais em um evento como esse “possibilita a interação e o compartilhamento de experiências, que se faz preponderante para uma boa interlocução.”, concluiu.

A função mais versátil do advogado corporativo pontuou a fala da atual presidente da Comissão de Apoio aos Departamentos Jurídicos da OAB/SP e também Diretora Jurídica da FIESP, Luciana Nunes Freire. “É necessário que o advogado interno possa atender os dirigentes e os empresários de uma forma mais horizontal, sendo um instrumento em conjunto com as demais áreas, visando o empreendedorismo.”, observa.


O diretor titular, José Nunes Filho, ao dar as boas vindas aos presentes valorizou o cumprimento das normas legais, fator, segundo ele, fundamental para a construção de uma base sólida dentro das organizações.

Na ocasião o diretor do departamento jurídico, Valmir Caldana, declarou ser este um momento especial para casa, “esse é um momento para observarmos o valor agregado do Departamento Jurídico dentro da Indústria. Com a crise política e econômica inúmeras normas jurídicas são alteradas, podendo gerar efeitos arrecadatórios, desta forma o papel do departamento jurídico é apoiar os empresários a melhorarem seus resultados, por meio do fomento de negócios”, afirmou.

arquivo sem legenda ou nome
Em sua fala o diretor de Negócios, Fabiano Grespi, alertou para missão institucional do CIESP como agente de transformação, através da geração de negócios, fator que permite o incremento da cadeia regional, “a segurança jurídica é uma das variáveis mais caras ao processo negocial, o que reflete na ponta do processo de compra e venda, afetando substancialmente o negócio. Nós precisamos ser um agente de mudança, por intermédio da consistente capacitação e conhecimento, o que permitirá ao empresário, principalmente ao micro e pequeno, vencer essas barreiras legais, e acessar a ‘grande’ cadeia produtiva”, sinalizou.


Compuseram ainda o time de debatedores: a diretora Jurídica e de Compliance da Staples, Roberta Codignoto; a diretora Jurídica e de Compliance da Goodyear, Daniela Saboya de Albuquerque; e o membro efetivo da Comissão de apoio ao Departamento Jurídicos da OAB e Diretor Jurídico da Flextronics, Guilherme Joffily.

Como moderadores estiveram presentes: o diretor Jurídico e de Compliance da JLL, Gustavo Biagiolli; e o membro da Comissão de Apoio a Departamentos Jurídicos da OAB/SP e diretor Jurídico para a América Latina da Yara, Gianfranco Cinelli.

O encontro teve a parceria da OAB/São Paulo – 3ª Subseção Campinas; e o patrocínio do escritório Lima Junior Domene e Advogados Associados.
Imagens por: Andrea Prado / Melhor Imagem
Compartilhar: