Whatsapp
Portal Ciesp > Notícias > O Compromisso com a Governança e os Benefícios aos Negócios - Regional apoia aos empresários na implantação de programas de compliance

Noticías

O Compromisso com a Governança e os Benefícios aos Negócios - Regional apoia aos empresários na implantação de programas de compliance23/10/2015“Buscamos apoiar os empresários na implantação de programas de compliance, balizados na Lei, com a promoção de ações preventivas e investigativas.”, afirma o diretor do departamento Jurídico, Valmir Caldana.

A Divisão Tributária do Departamento Jurídico promoveu, no dia 21 de outubro, palestra a respeito da Lei Anticorrupção 12.846/13, com o intuito de esclarecer as diversas dúvidas, principalmente, sobre o acordo de leniência, responsabilidades, estruturas de compliance, afastamento de multas e atenuantes.
 
A coordenadora da Divisão Tributária, Rita Cacheffo, explicou que a Regional entende que, juntas, as empresas poderão transformar a "subcultura da corrupção" disseminada no país, refletindo um novo padrão de ética empresarial, momento em que explicou: “esta é uma bandeira não só de cumprimento de lei, mas de mudança de cultura. Partindo dessa ideia estamos criando uma comissão de compliance. O evento de hoje é o marco para isso, sendo o CIESP-Campinas pioneiro na missão de ter um programa concreto, direcionado a esta ação. Nossa intenção é mapear o conhecimento dos nossos associados e a partir disso buscarmos, juntos, o ponto de partida desse trabalho”.

No mês setembro, a Divisão Tributária iniciou Pesquisa sobre a Criação de Estrutura Interna de Compliance nas Empresas‏ junto aos associados da Regional, sendo que os interessados, associados ao CIESP-Campinas, podem participar através do endereço:
https://www.ciespcampinas.org.br/site/departamentos/juridico/pesquisas/
 
Na condução da palestra “Ética nos Negócios”, o economista João Torres de Rezende, atual Gerente de Negócios da Divisão de Prevenção de Infecções da 3M do Brasil, sinaliza que toda estratégia para ser bem implementada precisa estar alinhada a mudança de cultura, “temos que refletir a importância de se considerar o compliance, a ética, a maneira como a empresa vai se comportar frente a isso como parte da estratégia de negócios da organização." observa.

Ao falar sobre a “Maturidade do Compliance no Brasil: Desafio das empresas no processo de estruturação do sistema de compliance - prevenção, detecção e monitoramento dos riscos”, Emerson Melo - Sócio-Diretor na KPMG Brasil e Líder em Compliance Regulatório, descreveu: "Acreditamos que agir de forma ética, com compromisso com a sociedade e com os stakeholders seja algo muito posicionado nos objetivos estratégicos e dentro da missão e visão de futuro das organizações. A Lei Anticorrupção trouxe muitos aspectos positivos, quando a gente fala, especificamente, sobre esta Lei, observamos que antigamente poucas empresas se preocupavam em formalizar o seu compromisso ético, sendo que atualmente este conceito está cada vez mais presente na comunicação das organizações, ou seja, o compromisso com a integridade corporativa.”, analisa.

Representando o Departamento Jurídico, prestigiaram o evento: o Secretário da Divisão Tributária, Glauco Oliveira; e o advogado Douglas Leme de Riso.
 
O encontro contou com o patrocínio do Grupo Assist.

Para acessar as apresentações, clique aqui!
 
Imagens por: Andrea Prado/Melhor Imagem
Compartilhar: