Whatsapp
Portal Ciesp > Notícias > Garantir segurança hídrica será saída para abastecimento de São Paulo

Noticías

Garantir segurança hídrica será saída para abastecimento de São Paulo20/03/2015
Seminário sobre água contempla soluções encontradas pela França e Austrália em período de escassez 
 
Para marcar o Dia Mundial de Água, a Fiesp realizará, no dia 24 de março, Seminário sobre Segurança Hídrica, um tema prioritário a fim de avaliar o atual quadro de escassez e analisar possíveis soluções para São Paulo. O tema é essencial à indústria.
 
Durante o seminário serão apresentados dois exemplos internacionais. Um deles vem da Business France América Latina e o outro da Austrália, sendo este apresentado pelo brasileiro Marlos de Souza, Director Sustainable Diversion Limits Adjustment Policy and Planning Division.
 
A França, país com conflitos críticos de oferta de água, desenvolveu tecnologias com vistas ao reúso, minimização de perdas de distribuição, e foi o primeiro país a instituir uma política de recurso hídrico baseada na descentralização por comitês de bacia e apostar na gestão da qualidade de água. Outra medida tomada foi criar cluster reunindo empresas voltadas à conservação e reúso de água focadas em novos projetos. Já a Austrália, país semidesértico, em 2004 atravessou crise parecida com a vivida agora por São Paulo. Foram, então, criadas agências e construídos barramentos para armazenar água como reserva estratégica.
 
O outro debate enfatizará a importância da tecnologia e inovação. Entre os participantes, representantes do Sindicato da Indústria de Artefatos de Metais Não-Ferrosos no Estado de São Paulo (Siamfesp) e do Sindicato da Indústria de Instalações Elétricas, Gás, Hidráulicas e Sanitárias do Estado de São Paulo (Sindinstalações). Ambos apresentarão soluções para a adequada gestão da demanda, ou seja, a redução de consumo em qualquer edificação, como condomínios, prédios públicos e residências.  
 
O Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) apresentará e lançará a publicação Gerenciamento de riscos hídricos no Brasil e o setor empresarial: desafios e oportunidades, iniciativa inédita de sua Câmara Temática de Água, composta por grandes empresas. O estudo contempla o atual cenário e a dimensão do desafio a ser enfrentado apesar de o Brasil contar com a maior reserva de água doce do mundo.
 
10ª Edição do Prêmio Fiesp de Conservação e Reúso da Água
 
O Prêmio de Conservação e Reúso de Água alcança sua 10ª edição com histórico de boas práticas e soluções inovadoras. Criado em 2005, o Prêmio homenageia as empresas que adotam medidas efetivas na redução do consumo e do desperdício gerando benefícios ambientais, econômicos e sociais, além de aumentar a competitividade.  
 
Nesses dez anos de Prêmio foram recebidos 162 projetos apresentados por mais de uma centena de empresas de diversos segmentos e portes, demonstrando que mais de 89% delas praticam reúso de água por meio de recirculações e circuitos fechados em seus processos ou reaproveitamento de efluentes após o devido tratamento. Juntos, esses projetos geraram economia superior a 95 milhões de m3/ano de água com investimentos superiores a R$ 490 milhões. Na contabilidade dos 69 finalistas até 2014, houve uma economia média de 15 milhões de m3/ano, um volume que corresponde a 4.500 piscinas olímpicas. 
 
Campanha Água na Medida da Fiesp/Ciesp prossegue até o dia 24 
 
A campanha inicialmente iria distribuir gratuitamente à população de São Paulo 500 mil kits de redutores de vazão de água. Devido ao sucesso da campanha, esse número foi elevado para um milhão e meio de kits. Cada um deles é composto por quatro anéis plásticos que reduzem a vazão de água em torneiras de meia polegada com economia de até 50%. Os redutores de vazão foram desenvolvidos por alunos do Curso de Aprendizagem Industrial - Ferramenteiro de Moldes Plásticos da Escola Senai Mario Amato. Os kits são distribuídos em frente ao prédio da Fiesp/Ciesp, em plena avenida Paulista, e a campanha também será levada para o interior do Estado.
 
SERVIÇO:
 
Seminário de Segurança Hídrica
Dia e hora: 24 de março das 9h30 às 18h
10ª Edição do Prêmio Fiesp de Conservação e Reúso da Água a partir das 18h30
Local: sede da Fiesp/Ciesp, à avenida Paulista, 1313, 15º andar
Compartilhar: