Whatsapp
Portal Ciesp > Notícias > Aspectos legais e estratégicos do sistema de franquias

Noticías

Aspectos legais e estratégicos do sistema de franquias27/06/2011

A Lei 8955 de 15/12/94 - conhecida como Lei Magalhães Teixeira - disciplinou o sistema de franquias no Brasil estabelecendo diversas obrigações e direitos entre franqueadores e franqueados.
O ponto mais importante a se destacar nesta relação é o de transparência entre os dois lados. Tal postura enfatiza o caráter ético do sistema e potencializa a eficiência do negócio criando mais segurança para investimentos e dedicação dos empreendedores.
Antes de se tornar um franqueador, diversos aspectos estratégicos e legais devem ser considerados. Além disso, é o franqueador quem desenvolve e promove constantemente o negócio, transformando o conhecimento gerado pela rede em ações eficazes.
De outra parte, os interessados em se tornar franqueados também precisam realizar cuidadoso estudo das alternativas e de suas forças e fraquezas para que sua decisão não venha engrossar o número de negócios fracassados ou de empreendedores frustrados. Cabe ao franqueado fazer o ‘negócio acontecer’ na ponta, dedicando-se a ele e colaborando com o franqueador na busca de diferenciais competitivos.
Expectativas realistas de parte-a-parte são fundamentais para o sucesso do negócio.
Conheça mais sobre o sistema de franquias no Brasil, a formatação da franquia, os contratos e suas cláusulas básicas, participando do curso que será realizado no CIESP Campinas, no dia 11 de julho. Mais informações clique aqui.

Compartilhar: