Whatsapp
Portal Ciesp > Notícias > CIESP-Campinas e Cooperativa Remodela recebem Secretário de Trabalho e Renda para apresentação do Projeto de Implantação do Polo Industrial de Reciclagem em Campinas

Noticías

CIESP-Campinas e Cooperativa Remodela recebem Secretário de Trabalho e Renda para apresentação do Projeto de Implantação do Polo Industrial de Reciclagem em Campinas09/05/2012

Com a regulamentação da nova Política Nacional de Resíduos Sólidos em 2010, as prefeituras de todo o país deverão apresentar até dois de agosto deste ano, um plano de gestão de resíduos sólidos que deverá ser implantado em 2014.

Neste sentido, com o intuito de contribuir com a elaboração do Plano, o CIESP-Campinas juntamente com a Cooperativa Remodela de Reciclagem, receberam nesta terça-feira, oito de maio, o vice-prefeito e secretário de Trabalho e Renda de Campinas, Francisco Soares de Souza e o diretor de Trabalho e Renda da Secretaria, Flávio Luiz Sartori, para a apresentação do Projeto de Implantação do Polo Industrial de Reciclagem em Campinas.

 O projeto elaborado pela Cooperativa Remodela em conjunto com o CIESP-Campinas propõe um novo formato de reciclagem em escala industrial de resíduos sólidos gerados pelas indústrias da região de Campinas, que poderá integrar o Plano de Gestão de Resíduos Sólidos - que deve ser apresentado em agosto - e tem como principal objetivo formalizar e capacitar o catador cooperado, gerar mais de 1000 postos de trabalho e, principalmente, recuperar e reaproveitar a matéria-prima, eliminando, ao mesmo tempo, um problema ambiental e social da cidade.

Todo o projeto foi apresentado por dirigentes e integrantes da Cooperativa Remodela, com a presença do diretor do Departamento de Meio Ambiente, Stefan Rohr e o diretor-titular do CIESP-Campinas, José Nunes Filho, mostrando a viabilidade, a estrutura e números da reciclagem que podem ser otimizados com a implantação do polo na cidade.

Para o secretário de Trabalho e Renda, Francisco Soares de Souza, o projeto pode se tornar um modelo a ser seguido no estado e no país: “O projeto é rico e possui grande relevância para a população de Campinas. Vamos apresentá-lo ao executivo e legislativo e em conjunto verificar as formas de viabilizá-lo”, ponderou o secretário.

“Como entidade representativa da indústria, nos sentimos também responsáveis em contribuir com a elaboração do Plano de Gestão de Resíduos Sólidos, de forma a torná-lo um benefício não só ambiental para a cidade, mas, também, social. Por isso recebemos o secretário de Trabalho e Renda, para mostrarmos esse projeto que é pioneiro e inovador e que, além de mitigar um problema sério ambiental, representa a geração de emprego e renda para a população de baixa renda,” complementou e finalizou o diretor-titular do CIESP-Campinas, José Nunes Filho.

Compartilhar: