Whatsapp
Portal Ciesp > Notícias > Evento Brasil/Chile – Ampliando Negócios e Investimentos

Noticías

Evento Brasil/Chile – Ampliando Negócios e Investimentos06/06/2013Apresentar as oportunidades de investimentos no Chile, os tratados de livre comércio e acordos de complementação econômica que o Chile possui com diversos países, e transmitir informações sobre como as empresas brasileiras podem se beneficiar desses acordos, utilizando o Chile como plataforma de exportações, foi a proposta central do evento
 
arquivo sem legenda ou nomeA Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) regional Campinas, em parceria com o ProChile - escritório comercial do Chile no Brasil, e com a SOFOFA – Sociedade de Fomento Fabril, promoveram no dia 05 de junho o Seminário Brasil/Chile-Ampliando Negócios e Investimentos.
 
Estiveram presentes na condução dos trabalhos, representado a Diretoria Regional de Campinas: o Diretor Titular, José Nunes Filhos; o 1º Vice-Diretor e Diretor Estadual de Produtos e Serviços do CIESP, José Henrique Toledo Corrêa, e o Diretor de Comércio Exterior, Anselmo Riso; o Vice-Presidente do CIESP/FIESP, Cesar Luiz de Godoy Pereira; o Diretor Comercial do ProChile, Oscar Páez Gamboa; o Embaixador do Chile no Brasil, Fernando Schmidt; o Cônsul Geral do Chile em São Paulo, Hernán Bascuñán; o Cônsul Honorário do Chile em Campinas, Luis Fernando Del Valle; o Diretor da SOFOFA, Hugo Baierlein; o Vice-Presidente Executivo do Comitê de Investimentos Estrangeiros do Chile, Matías Mori; e a Diretora de Cooperação Internacional da Prefeitura de Campinas, Beatriz Gusmão Sanches Pereira.
 
arquivo sem legenda ou nomeO embaixador Fernando Schmidt, disse que o Chile quer estreitar ainda mais as relações comerciais com o Brasil. Com relação a Campinas, o embaixador destacou a importância de se fortalecer a relação entre a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) com as universidades chilenas sob o ponto de vista de pesquisas. “Campinas tem mais de 1 milhão de habitantes e só ela responde por 15% das pesquisas universitárias no país. A Unicamp é uma das 200 melhores universidades do mundo. No âmbito do Chile nós temos também a Universidade do Chile e a Universidade Católica de Santiago que estão no mesmo grupo de universidades privilegiadas. Isso está nos dando  uma resposta sobre como teremos uma obrigação de complementar-nos entre os dois mundos universitários", defendeu.
 
Fernando Schmidt destacou também a importância do Aeroporto Internacional de Viracopos em Campinas, como o mais importante e estratégico no âmbito de carga. “Por isso é importantíssimo se falamos de corredor biocêanico, como um assunto estratégico entre os nossos países, olhar também Viracopos como um elemento estratégico desse corredor. Quando pensamos em corredores estamos pensando sempre em corredores terrestres e muito pouco em corredores aéreos”, refletiu.
 
arquivo sem legenda ou nomeDe acordo com a Diretoria do CIESP-Campinas, o evento propõe que os empresários brasileiros e chilenos se conheçam, por meio do entendimento das prioridades e especificidades de cada país, para que a partir de então as parcerias e investimentos entre os representantes de Brasil e Chile possam se estabelecer.

Durante o seminário foram apresentados dois cases de sucesso de empresas brasileiras instaladas no Chile: a Artecola Química e a Alusa Engenharia. O Chile tem hoje 22 acordos comerciais bilaterais assinados com 60 países. No Chile não há limitação para que uma empresa brasileira possa se associar a uma empresa chilena para produzir naquele país. O Chile detém 27,5% das reservas de cobre do mundo.
 
O Diretor Regional, da Artecola Química, Luiz Carlos Varela, pontuou que o mais importante é realmente conhecer as oportunidades para geração de negócios entre os países. “Para quem quer começar um trabalho de internacionalização o Chile oferece grandes oportunidades, para isso é essencial criar uma boa base: estudar e entender quais são as diferenças entre os países, para após avaliar as oportunidades – que, com certeza, são significativas”.

O Diretor da Alusa Engenharia, Cesar Luiz de Godoy Pereira, enfatizou a importância do seminário para a exposição e troca de conhecimentos: "Foi uma oportunidade de apresentarmos nossa experiência de trabalho no Chile, e participarmos de um rico intercâmbio de ideias e projetos, fomentando a realização de negócios de empresas brasileiras no mercado chileno". 
 
Para o Diretor da Expor Manequins, Marcos Andrade, o seminário abriu caminhos para as negociações e a ampliação dos trabalhos interpaíses. “Pudemos perceber quais são os acessos para a ampliação e internacionalização dos negócios de nossa empresa. As oportunidades para investimentos são muito interessantes, com certeza avançaremos em nossos projetos de trabalho que visam uma futura instalação no Chile”, avaliou.
 
Álbum de Fotos:
Brasil/Chile – Ampliando Negócios e Investimentos


chile1 chile2 chile3 chile02 chile 5 chile0 chile6 chile chile7 chile8 chile9 chile10
Compartilhar: