Whatsapp
Portal Ciesp > Notícias > Encontro dos Gestores do CIESP aborda avanços e segurança cibernética

Noticías

Encontro dos Gestores do CIESP aborda avanços e segurança cibernética 31/08/2023arquivo sem legenda ou nome





















Entre os dias 29 e 30 de agosto, a gerente regional do CIESP Campinas, Paula Carvalho, e a gerente do Departamento de Comércio Exterior da regional, Márcia Molinari, participaram do Encontro dos Gestores do CIESP, ocorrida em São Paulo.

No primeiro dia de encontro, que aconteceu na sede do CIESP, o presidente da entidade, Rafael Cervone, realizou a abertura do evento, apresentou a importância da integração entre os gestores das 42 regionais e relatou as principais conquistas de sua gestão. Em seguida, os quatro Grupos de Trabalho das DRMDs foram apresentados pelos gerentes responsáveis, que explicaram quais os avanços mais recentes dos grupos.

A gerente regional do CIESP Campinas, Paula Carvalho é Coordenadora do Grupo de Produtos, Serviços e Parcerias. Na ocasião, a gerente apresentou as ações efetivadas, como a modernização da operadora de Certificação Digital para melhor prazo de emissão, criação de serviço de atendimento online no dia do agendamento, site mais intuitivo para os associados, oferta de novos produtos e atualização de aplicativo Inteligência de Mercado para a versão 2.0.
Também foram apresentados no primeiro dia: a evolução do planejamento estratégico da entidade, gestão de relacionamento com o cliente, métodos e ações de modernização, entre outros.

Já no segundo dia de convenção, os 42 gerentes do CIESP realizaram uma visita ao Laboratório de Cibersegurança do SENAI, localizado na Escola “Paulo Antonio Skaf”, em São Caetano do Sul, para fazer uma imersão no tema cibersegurança. A escola tem 32 laboratórios e é especializada em cursos na área de TI (Tecnologia da Informação), além de contar com o primeiro computador quântico educacional da América Latina.

Dados do Senai-SP mostram que dentre as empresas de pequeno porte, 50% têm alta vulnerabilidade a ataques cibernéticos. Todas as empresas que passam pelo processo de digitalização estão expostas às ameaças cibernéticas, que podem comprometer a reputação, operação, faturamento e até a própria sobrevivência do negócio. O DPO (Data Protection Officer) e 1º diretor secretário do CIESP, Marcos Andrade, afirmou que todas as empresas estão expostas a ataques, e é necessário se proteger. “Às vezes você está tão preocupado com o produto, a produção, o marketing e acaba deixando de lado aspectos técnicos que também precisam de muita atenção”, afirmou. 

Segundo o coordenador de Tecnologia do Senai-SP, Oliver Guerino, não adianta ter grandes produtos tecnológicos na empresa, se os usuários não foram capacitados para utilização segura. "Quando a gente fala de preparação para a digitalização e para segurança cibernética, precisamos ter consciência de que é necessário trabalhar de forma conjunta três frentes: processos, pessoas e tecnologia", disse.

A gerente regional do CIESP Campinas, Paula Carvalho, concorda. “As empresas precisam incorporar em suas agendas como necessidade a capacitação de colaboradores e o trabalho de profissionais de cibersegurança, para evitar erros que deixem a empresa vulnerável a ataques cibernéticos, tão recorrentes atualmente. É um trabalho que exige treinamento e constante atualização, fatores os quais o SENAI e o CIESP podem colaborar de forma muito eficiente”.
O diretor do SENAI, Maurício Bonabitacola, a especialista em GR, Aline Nery e o professor em cibersegurança – gestão de crise básica, Gabriel Vieira, também deram suas orientações e considerações sobre o tema.
Compartilhar: