Whatsapp
Portal Ciesp > Notícias > Após negociações com Receita, Ciesp celebra transferência do processo alfandegário de Curitiba para Valinhos

Noticías

Após negociações com Receita, Ciesp celebra transferência do processo alfandegário de Curitiba para Valinhos24/07/2023Cerca de 60% das mercadorias têm como destino final o estado de São Paulo; logística ficará mais rápida e barata

21/7/2023 – O Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), em parceria com sua Diretoria Regional em Campinas, conseguiu atuar pela transferência para o município de Valinhos (SP), do processo alfandegário sobre mercadorias que chegam pelos Correios aos Aeroportos Internacionais de Guarulhos e de Viracopos, em Campinas. Pelo sistema atual, todas as mercadorias precisam passar obrigatoriamente pelo Centro de Alfandegamento de Curitiba (PR), para que somente depois retornem aos destinatários finais, sendo que 60% estão no Estado de São Paulo.

O Ciesp fez reuniões e enviou ofícios para a Receita Federal para negociar o tema, que era de interesse de vários de seus associados. A partir da próxima segunda (24), as mercadorias que chegam por Guarulhos já passaram pelo novo Centro Internacional de Encomendas dos Correios em Valinhos, inaugurado agora em julho, às margens da rodovia Anhanguera. O próximo passo será a inclusão das mercadorias que chegam pelo Aeroporto Internacional de Viracopos.

Outro pleito do Ciesp é a instalação de um posto da Anvisa no novo Centro, o que também já estaria previsto para acontecer no mês de agosto, de acordo com informações extraoficiais. “A forma como vinha sendo feita a logística causava enorme impacto no tempo de entrega das mercadorias, além de encarecer o processo. Esta mudança é muito bem-vinda porque é vital para garantir mais segurança para o comércio exterior e, em especial por também trazer desenvolvimento para a região”, celebra o presidente do Ciesp, Rafael Cervone.

O diretor do Ciesp Campinas, José Henrique Toledo, afirma que o novo Centro terá capacidade para operar 60 mil mercadorias por dia e que deverá trazer um aumento substancial de voos de cargas para o aeroporto de Viracopos. “Isso tem um impacto muito grande não só na liberação das mercadorias, mas pela atração de voos e geração de arrecadação para os municípios”, disse.

O Centro de Encomendas de Valinhos é o 1º fora das capitais, dentre quatro já existentes, e fica a 20 quilômetros do Aeroporto de Viracopos. A inauguração do centro, que contou com a diretoria do Ciesp Campinas, teve também a presença de autoridades como o presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos e o ministro das Comunicações, Juscelino Filho.
 
ASSESSORIA DE IMPRENSA DO CIESP
Ricardo Viveiros & Associados Oficina de Comunicação
Adriana Matiuzo (11)  9 5158-6921
Compartilhar: