Whatsapp
Portal Ciesp > Notícias > Tendências em Gestão de Pessoas para 2023

Noticías

Tendências em Gestão de Pessoas para 202303/04/2023Os desafios dos gestores de RH durante o ano de 2023, com foco nas tendências de sustentabilidade, foram a pauta da reunião que uniu dois departamentos do CIESP Campinas

Os Departamentos de Sustentabilidade e Gente e Gestão do CIESP Campinas reuniram expertises em uma reunião mensal realizada de forma online no dia 30 de março, que trouxe à tona um tema pertinente a ambos: a gestão de pessoas nas empresas. O diretor do Departamento de Sustentabilidade, Luiz Fernando de Araújo Bueno, ressaltou, na abertura do encontro: “Tudo em uma empresa começa nas pessoas, que são o que há de mais valioso dentro de uma organização, e elas fazem parte do tripé da sustentabilidade: econômico, social e ambiental.”

Para debater sobre o tema, José Antonio Silva e Kátia Moreno, da ISK Consultoria Organizacional, apresentaram os resultados da pesquisa “Tendências em Gestão de Pessoas”, que chegou à 14ª edição em 2023. Foram 80 empresas participantes de todo o país, com 70% dos respondentes ocupando os cargos de diretores ou gerentes, em relação aos setores, 6% pertenciam ao comércio, 43% à indústria e 51% aos serviços. A coleta foi realizada no final do ano de 2022.

arquivo sem legenda ou nome

Em relação ao ano de 2023, a pesquisa mostrou que 63% das empresas têm a expectativa de ampliar o quadro de colaboradores. Entre os diversos dados coletados, foram mencionadas as necessidades e os desafios encontrados na gestão de pessoas.

Além dos resultados da pesquisa, foram mencionados os 8 movimentos considerados mais urgentes, a Ambição 2030, estabelecidos durante o Pacto Global da ONU no Brasil, evento que tratou dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). São eles, Mente em Foco, Raça É Prioridade, Elas Lideram 2030, Ambição NetZero, + Água, Salário Digno, Transparência 100% e Conexão Circular. De acordo com Kátia Moreno, todos estão relacionados à gestão de pessoas.

Foi destacado o tema do ESG (Environmental, Social and Governmental ou Ambiental, Social e Governamental em português), com as especificidades de cada uma das áreas. As empresas participantes da pesquisa demonstraram bom desenvolvimento dessas práticas.

Apesar da Diversidade e Inclusão figurarem um espaço importante no debate público, apareceram na 10ª posição entre os desafios verificados pela pesquisa dentro das empresas. Segundo esclareceu Moreno, o cenário exige que as organizações deixem de atrelar o tema a ações isoladas passe a integrá-lo as estratégias organizacionais.

“O nosso propósito é ajudar as empresas da região a crescerem e se tornarem mais competitivas. Fazemos isso através do desenvolvimento de novas competências de gestão e promovendo inovação”, disse Rodrigo Ronzella, diretor do Departamento Gente e Gestão durante o encontro.
Compartilhar: