Whatsapp
Portal Ciesp > Notícias > CIESP-Campinas divulga Sondagem Industrial do mês de fevereiro

Noticías

CIESP-Campinas divulga Sondagem Industrial do mês de fevereiro19/03/2013“Finalmente, começa a chegar às expectativas dos empresários a redução do custo de energia. Isso foi a principal variável do mês de fevereiro. Uma imensa maioria dos respondentes indicou uma forte retração dos custos em geral, e, em especial, dos custos ligados à energia”, expôs o coordenador do Curso de Economia da FACAMP, Roberto Sabatini
 
De acordo com pesquisa realizada pela FACAMP, em parceria com o CIESP-Campinas, outros indicadores são interessantes, como a visível alteração no humor dos empresários, perceptível pela mudança dos estoques, aumento de vendas e da capacidade utilizada,“quase 60% dos respondentes disseram que irão aumentar ou pelo menos manter os investimentos planejados para os próximos 12 meses. Os empresários começam a pensar novamente em expandir a produção”, revela o coordenador do Curso de Economia da FACAMP, Roberto Sabatini.
 
coletivaJá o Diretor Titular do CIESP-Campinas, José Nunes Filho, avaliou que na área de Comércio Exterior, o aspecto positivo se dá na referência aos números das exportações, uma vez que “o maior aumento aconteceu na área de bens de consumo, houve um aumento de 119% em relação a janeiro de 2013. Os produtos importados, por sua vez, são compostos por 47% de bens intermediários, 46% de bens de capital e 5,8% de bens de consumo. A alta nas importações em janeiro de 2013 foi puxada, principalmente, por um aumento de 50,8% na importação de bens intermediários", explica.

A Região Metropolitana de Campinas apresentou um déficit na balança comercial de US$ 607 milhões, 25,9% superior ao déficit verificado em janeiro de 2013. Apesar do aumento de 21,6% das exportações, as importações aumentaram 24,4%, o que explica a elevação do déficit comercial. Percebe-se, porém, que apesar da piora no resultado negativo, a Região Metropolitana de Campinas apresentou significativo aumento das exportações, enquanto no Brasil verificou-se queda nessa variável no mês de janeiro de 2013 em relação ao mesmo mês do ano anterior.
 
O saldo da balança comercial brasileira de janeiro de 2013 apresentou aumento do déficit de 208,9% em relação a janeiro de 2012, explicado pela queda de 1,1% das exportações e aumento de 14,6% nas importações. O Estado de São Paulo também apresentou elevação do déficit comercial, embora em uma taxa bem menor que a do Brasil (25,9%, a partir de aumento de 9% das exportações superado por um crescimento de 14,8% das importações, em comparação a janeiro de 2012).

O nível de emprego industrial na Diretoria Regional do CIESP em Campinas (Região composta por 19 municípios) apresentou resultado negativo no mês de fevereiro/2013. A variação ficou em -0,54%, o que significou uma redução de aproximadamente 950 postos de trabalho na região.

Ao analisar os reflexos das medidas adotadas pelo Governo Federal para reduzir o custo da produção, a pesquisa revela que a confiança do empresariado ainda está em compasso de espera, uma vez que os resultados devem ser mais visíveis nos próximos meses.
 
Para acessar as Pesquisas na íntegra, clique aqui!
Compartilhar: