Whatsapp
Portal Ciesp > Notícias > Terceira parada do itinerário: Roda de Conversa com a Indústria passa por Sumaré

Noticías

Terceira parada do itinerário: Roda de Conversa com a Indústria passa por Sumaré 23/02/2023Dia 14 de fevereiro foi a data reservada para a Roda de Conversa com a Indústria de Sumaré. O evento ocorreu pela manhã, na sede do SENAI Sumaré, e contou com a participação de empresários da cidade, do prefeito Luiz Alfredo Dalben, do presidente da Câmara Municipal, Hélio Silva, do Secretário de Desenvolvimento Econômico de Sumaré, Gustavo Caron, e do diretor do SENAI Sumaré Marcelo Virgílio, entre outros representantes da escola e do poder público municipal.

arquivo sem legenda ou nome




















Durante o evento, José Henrique Toledo Corrêa, diretor titular do CIESP Campinas, falou sobre a primeira Roda de Conversa realizada pela entidade, no início de 2022, em Paulínia. Ele destacou que as demandas pontuadas naquela ocasião foram atendidas pela prefeitura: houve ampliação de linhas de ônibus, pavimentação de ruas, maiores medidas de segurança em áreas de risco e abertura de cursos técnicos de capacitação gratuitos. “A intenção é ouvir os empresários de Sumaré para levantar essas demandas e buscar soluções junto ao poder público”, disse Corrêa.

Seguindo o itinerário de Rodas de Conversa com a Indústria, o terceiro evento da rota trouxe uma palestra com o economista chefe da FIESP, Igor Rocha, que apresentou índices e demais dados oficiais referentes à economia em 2022, elucidando sobre o desempenho econômico brasileiro ao longo do ano e o que é esperado para 2023. “Os dois principais fatores que estão impactando negativamente a economia brasileira neste momento são os juros no Brasil e no exterior, sobretudo os nacionais”, apontou Rocha, durante sua fala.

O diretor do SENAI Sumaré, Marcelo Virgílio, e o presidente do CIESP, Rafael Cervone, relembraram a importância da participação das empresas na Jornada de Transformação Digital, oferecida gratuitamente pelo SENAI para as indústrias de pequeno porte. O objetivo da Jornada é diagnosticar e orientar a respeito de todo o processo de digitalização, essencial para a competitividade nos dias de hoje. Para o presidente Rafael Cervone, três principais aspectos serão foco de atuação do CIESP ao longo de 2023: a reindustrialização, a descarbonização e a cibersegurança.

“A Roda de Conversa com a Indústria foi uma excelente oportunidade de interação entre as empresas da região e o poder público municipal. Além de fortalecer esse importante canal de diálogo, que inclusive possibilitou a apresentação de demandas específicas das empresas, como a 3M. Tivemos também uma ótima discussão sobre cenário econômico e perspectivas para 2023”, compartilhou Fernando Ruiz Garcia de Almeida, Gerente de Relações Governamentais da 3M do Brasil, que esteve presente na ocasião.
 
Compartilhar: