Whatsapp
Portal Ciesp > Notícias > Diretor de Sustentabilidade do CIESP é convidado a participar de painel sobre ESG em Workshop Internacional

Noticías

Diretor de Sustentabilidade do CIESP é convidado a participar de painel sobre ESG em Workshop Internacional 30/11/2022O diretor do Departamento de Sustentabilidade do CIESP Campinas, Luiz Fernando de Araújo Bueno, foi convidado a participar do IV Sustentare + VII WIPIS (Seminários de Sustentabilidade da PUC-Campinas e Workshop Internacional de Pesquisa em Indicadores de Sustentabilidade), no painel “ESG – Sustentabilidade nas Organizações”. O evento é fruto da parceria entre a Pontifícia Universidade Católica de Campinas, a Escola de Engenharia da USP de São Carlos e o Comitê PCJ (das Bacias Hidrográficas dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí). Realizado de forma online, o workshop durou três dias, de 16 a 18 de novembro.

“Quando falamos em sustentabilidade as pessoas confundem muito, o que ela é, qual a relação com ESG, os objetivos do desenvolvimento sustentável e como pode levar ela ao lucro”, relatou Bueno, no início de sua fala. De acordo com ele, um dos pilares da governança corporativa é a equidade, a igualdade social, o que é importante para as empresas, pois é dessa forma que elas exercem seu papel social. “As empresas precisam ter esse olhar para o social, mas não é somente isso que determina se elas serão socialmente responsáveis ou sustentáveis”, esclarece o diretor.
arquivo sem legenda ou nome

















Bueno explicou o que significa uma empresa ser responsável socialmente: conseguir estabelecer o equilíbrio entre o econômico, o social e o ambiental. A preocupação com os impactos causados nesses âmbitos deve levar à mitigação dos impactos negativos e a divulgação dos impactos positivos. Mas, segundo o diretor, uma empresa só poderá ser considerada sustentável quando investe em três aspectos: envolvimento de todos os stakeholders com a causa, a realização das ações em conjunto por engajamento e convencimento (não pela imposição), e a busca pelo atendimento à agenda nacional de desenvolvimento. “As empresas devem pensar globalmente e agir localmente”, pontuou.

Após adquirir as bases sustentáveis, é necessário manter o equilíbrio ao longo do tempo. “Essa é a verdadeira evolução: passar o foco para todos os atores com os quais a empresa se relaciona”, afirmou Bueno. A sustentabilidade começa em casa, com ações individuais conscientes, “porque tudo se viabiliza em rede”. Além disso, o diretor ressalta a importância de basear as políticas das organizações nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável traçados pela Organização das Nações Unidas.

Bueno concluiu sua apresentação relembrando as 30 maneiras de aumentar o lucro de uma empresa por meio da sustentabilidade, sugeridas por Bob Willard. Aplicando o ESG, sigla que significa Environmental (Ambiental), Social e Governance (Governança) as organizações estarão um passo á frente rumo ao desenvolvimento sustentável.   
 
 
Compartilhar: