Whatsapp
Portal Ciesp > Notícias > Workshop trata de inovação e métodos para adotá-la nas empresas

Noticías

Workshop trata de inovação e métodos para adotá-la nas empresas 27/10/2022"Cada real que economizamos em processos impacta no resultado. Tudo o que aumenta a eficiência é uma injeção de dinheiro no caixa. Automatizar processos e buscar a inovação são imprescindíveis", foi o que afirmou na manhã de 26 de outubro, João Pinke, facilitador do workshop "Em direção à inovação", realizado no auditório da sede do CIESP Campinas.  





















Segundo Tiago Aguirre, diretor de Tecnologia e Inovação do CIESP Campinas, atualmente as indústrias precisam enfrentar três desafios muito importantes: aumentar a eficiência operacional, automatizar processos e desenvolver novos mercados. João Pinke deu sequência à fala de Aguirre e compartilhou alguns pensamentos de Joseph Schumpeter. O economista e cientista político austríaco foi um dos primeiros a considerar a inovação tecnológica como motor de desenvolvimento do capitalismo, pois a empresa, ao inovar, cresce e gera lucro, que pode ser reinvestido, criando mais empregos e gerando maior consumo.

O Brasil atualmente ocupa a 54ª posição em inovação no ranking mundial, e o 2º lugar na América Latina, atrás somente do Chile. Pinke citou os principais programas e legislações brasileiras de incentivos às empresas que desenvolvem iniciativas inovadoras com tecnologia, processos e ideias mais sustentáveis para as cadeias produtivas. Também apresentou a evolução e o perfil das empresas participantes da Lei do Bem, além de mencionar a Lei da Informática e o Programa Rota 2030 (para o setor automotivo e de autopeças).






















De acordo com Pinke, as empresas devem nutrir o “Mindset da Inovação” em suas estruturas, como diferencial competitivo e de renovação da visão de futuro do negócio. Além disso, é fundamental considerar a Gestão das iniciativas e projetos de Inovação, não apenas tratar do tema como um processo espontâneo ou mero acidente dentro da rotina normal de produção e entrega. "Estruturas de inovação devem ter recursos e métodos para medir e atingir objetivos", afirmou. É necessário registrar e acompanhar todos os procedimentos de trabalho e gastos envolvidos, especialmente para que os projetos possam ser beneficiados pelas leis vigentes. 

Ao final do encontro, os participantes teceram comentários e tiraram dúvidas. Paulo Barbosa, que esteve presente representando a empresa Mundo do Saber Soluções Inteligentes, comentou: "Foi muito interessante, é um aprendizado diferente e hoje pudemos estar conversando com as empresas e trocando ideias."
 
 
 
 
Compartilhar: