Whatsapp
Portal Ciesp > Notícias > Workshop: A Sua Marca e as Redes Sociais traz novas tendências da comunicação para os empresários

Noticías

Workshop: A Sua Marca e as Redes Sociais traz novas tendências da comunicação para os empresários24/06/2022Os palestrantes Graziela Guerra, Ellen De Paula e Victor Guerra ao lado do diretor do CIESP Campinas José Henrique Toledo e do segundo vice-diretor Stefan Rohr no evento




















Pela primeira vez no ano de 2022, na manhã de quarta-feira, 22 de junho, ocorreu um encontro plenário da Diretoria Regional do CIESP Campinas, na sede da entidade. Na ocasião, estavam presentes o diretor titular José Henrique Toledo Corrêa e o segundo vice-diretor Stefan Rohr. Os dirigentes compareceram à sede para conduzir o workshop "A Sua Marca e as Redes Sociais", ministrado pelos palestrantes: Graziela Guerra, Consultora de Comunicação e Marketing, Victor Guerra, publicitário especialista na construção e consolidação de marcas nas redes sociais, e a mediadora Ellen De Paula, Communications and Branding Management na Robert Bosch. Representantes de empresas associadas e outros interessados também participaram do evento que trouxe um panorama geral da comunicação nas empresas, a importância das redes sociais e experiência digital dos consumidores. 

arquivo sem legenda ou nome



















Na fala de abertura, o diretor José Henrique Toledo Corrêa salientou a importância do CIESP, que é a segunda maior entidade da indústria do mundo, com mais de 8,5 mil associados. "Nossa região está cada vez mais forte e a comunicação é um dos principais fatores problemáticos, mas também de solução, não somente para a entidade, mas para as empresas", refletiu ao pontuar a respeito do recente planejamento estratégico formulado pelo CIESP. Essa teria sido, entre outras, uma motivação para sediar um evento cujo tema se concentra na "comunicação dos novos tempos".
arquivo sem legenda ou nome




















Na sequência, Graziela Guerra assumiu a fala e apresentou um panorama geral da comunicação organizacional. A palestrante solicitou a participação do público em algumas dinâmicas interativas para ilustrar conceitos importantes. Por exemplo, o conceito de que a comunicação não é uma ciência exata, mas tem o seu valor e precisa ser pensada tanto para os públicos internos quanto externos à organização, já que ambos são responsáveis pela divulgação e fortalecimento de uma marca. "A primeira coisa que precisa ser feita é traçar o objetivo da comunicação, o que está se querendo comunicar e porquê. Os colaboradores precisam compreender qual a importância deles no propósito global, e como todos os setores de uma empresa são interdependentes. Esse tipo de conscientização pode ser feito por meio de campanhas internas", explica a comunicóloga. Ela também pontua que as empresas devem ajustar o olhar para enxergar a comunicação não como gasto, mas como um investimento, e incluí-la no orçamento anual.
arquivo sem legenda ou nome
















Victor Guerra foi responsável pela segunda etapa do workshop e o enfoque de sua fala foi no papel das redes sociais nas empresas. O profissional esclareceu que não se trata apenas de investimento em tráfegos pagos nas redes, mas sim da estratégia de cada negócio, a importância de utilizar os dados obtidos através de interações digitais para melhorar a visibilidade da marca e atrair mais consumidores. "O nosso celular conhece desde o nosso perfil de compra até o nosso perfil comportamental", ressaltou a respeito dos dispositivos em que consumimos informações diariamente. Segundo ele, os dados são importantes para conhecer quem é o público-alvo do negócio, os interesses, faixa etária, gênero, entre outras informações, que serão úteis inclusive para treinar os colaboradores em como melhor atender os clientes. Também deixou clara a importância da experiência do usuário, levando em conta a navegabilidade dos sites, entre outros fatores. De acordo com Guerra, o algoritmo das redes sociais pode, ainda, gerar viralizações (um grande número de procura por um produto ou serviço), entre outros fenômenos que podem ser uma ameaça ou uma boa oportunidade, mas para isso é preciso ter profissionais qualificados e preparados para lidar com esses cenários. Todos esses fatores estariam diretamente relacionados à reputação e credibilidade da marca.
arquivo sem legenda ou nome
Por fim, foi realizada uma rodada de perguntas com mediação e participação de Ellen De Paula, Communications and Branding Management na Robert Bosch. Nas respostas foram ressaltados alguns pontos importantes, como traçar e aplicar estratégias de marketing pré-definidas, formuladas antes mesmo da publicação de conteúdos em sites e redes sociais. Essas estratégias, de acordo com os palestrantes, devem estar alinhadas à missão, visão e valores da empresa.

Outro tema retomado foi a experiência dos usuários na internet: "O lugar mais visitado do mundo é o Google", afirmou Ellen De Paula. Com técnicas de SEO (para otimização de palavras-chave mais buscadas), os sites podem aparecer melhor posicionados nas buscas do Google e fazer com que o site da empresa seja mais acessado. Em relação à pandemia e novas tendências, De Paula concluiu dizendo que as empresas que já estavam preparadas para lidar com o ambiente digital tiveram mais vantagem.
arquivo sem legenda ou nome



















Camila Miranda, Coordenadora Administrativa da Consulcamp, foi uma das participantes do workshop e fez o seguinte comentário: "Foi muito bom, era o que estávamos precisando porque estamos reestruturando nossas redes sociais. Nós estamos saindo daqui com insights e muitos caminhos para seguir, teremos muitas coisas para pensar".
arquivo sem legenda ou nome



















O evento foi encerrado com as considerações finais e agradecimentos do diretor José Henrique Toledo Corrêa, que mencionou o empenho da Diretoria do CIESP Campinas em também trazer para dentro da entidade cada vez mais investimentos em comunicação. 
 
Álbum de Fotos:
Workshop Sua Marca nas Redes Socias


Workshop Redes Socias Workshop Redes Socias Workshop Redes Socias Workshop Redes Socias Workshop Redes Socias Workshop Redes Socias
Compartilhar: