Whatsapp
Portal Ciesp > Notícias > Sondagem Industrial apresenta balanço do 1º semestre de 2012

Noticías

Sondagem Industrial apresenta balanço do 1º semestre de 201224/07/2012
O resultado da Sondagem Industrial CIESP-Campinas/FACAMP do mês de julho apresenta uma síntese dos indicadores do primeiro semestre de 2012 e evidencia o momento difícil em que a indústria da região passa. De acordo com o professor e economista da FACAMP, José Augusto Ruas, os resultados são comparáveis com o primeiro semestre de 2009, momento em que a economia brasileira sentia impactos da crise econômica do final de 2008: “os indicadores de vendas e lucratividade foram ainda piores neste primeiro semestre, em relação a 2009. Com o movimento de queda da capacidade instalada, redução de investimentos das indústrias e o crescimento galopante da inadimplência, um cenário de recuperação se mostra mais distante do que o esperado,” alerta o economista. 
 
Os números do nível de emprego na região de Campinas também não são animadores apesar das 200 contratações apresentadas em junho. Em números acumulados de janeiro a maio, são 1650 demissões. Para o diretor - titular do CIESP-Campinas, José Nunes Filho, este é o principal indicador de como a economia regional está mal: “o balanço do primeiro semestre reúne os números alarmantes da desindustrialização do país, alertado desde o ano passado pelo CIESP. Caímos  na repetição de falar das necessidades de reformas estruturais e de real estímulo à competitividade da indústria brasileira para não fenecermos,” reforça o diretor. 
 
Antes de apresentar os números da Balança Comercial do primeiro semestre de 2012, o diretor do departamento de Comércio Exterior do CIESP-Campinas, Anselmo Riso, posicionou a imprensa sobre o estudo da Diretoria Jurídica do CIESP visando à possibilidade de ajuizamento de ação coletiva para resguardar os interesses de seus associados e reverter os danos causados pela greve dos auditores da receita federal e também da ANVISA, que estão prejudicando as operações de Comércio Exterior.
 
A região de Campinas representou ao longo do primeiro semestre de 2012, apenas 1,6% do total exportado pelo Brasil, contrastando com o crescimento das importações em 2,9% no período, representando US$3,9 bilhão de déficit na balança comercial de 2012. De acordo com Anselmo, cerca de 86% das importações feitas pelas cidades com empresas atendidas pelo CIESP-Campinas são oriundas da Ásia (51%), União Européia (18%) e EUA (17%) : “a balança negativa demonstra que o país está exportando cada vez menos produtos manufaturados, a grande produção da indústria da região de Campinas, e as perspectivas para o segundo semestre apontam para pequenas modificações no comércio exterior da região de Campinas”,  ponderou Riso.
 
 
Conteúdo Relacionado:
CIESP, Sondagem, Balança, Comercial,
Compartilhar: