Whatsapp
Portal Ciesp > Notícias > Modernização do Aeroporto Internacional de Viracopos

Noticías

Modernização do Aeroporto Internacional de Viracopos28/06/2012

CIESP-Campinas realizou evento de apresentação de nova fase do Aeroporto de Campinas

No dia 14 de junho de 2012 o Aeroporto Internacional de Viracopos em Campinas entrou em uma nova fase com a assinatura do contrato de sua concessão a Aeroportos Brasil-Viracopos S.A (formado pelo Consórcio entre as empresas Triunfo, UTC e Egis) e a Infraero, concedida pelo Governo Federal, por meio da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A data marca o início de um amplo e ousado projeto de modernização, com investimentos de R$ 8 bilhões, que pretendem colocá-lo na posição de maior complexo aeroportuário da América Latina, até o final da concessão, em 30 anos.
            O evento realizado pelo CIESP-Campinas com o apoio da IJS Global reuniu na noite de 26 de junho, no Hotel Vitória em Campinas, cerca de 270 empresários e executivos de empresas importadoras e exportadoras da região, além de autoridades e lideranças políticas, para a apresentação do Projeto de Modernização e Investimentos do Aeroporto pelo Diretor-Presidente do Grupo Aeroportos Brasil-Viracopos S.A, Luiz Alberto Küster.
            Para o diretor-titular do CIESP-Campinas, José Nunes Filho, a privatização dará as ferramentas necessárias para que o Aeroporto exerça todo o seu potencial: “acompanhamos de perto a competência e eficiência técnica que a Infraero imprime aos processos e a rotina do aeroporto de Viracopos que já é referência na logística de cargas. Vejo a concessão como a soma ideal de forças de gestão e investimentos por parte do consórcio e a continuidade da qualidade técnica da Infraero, que marcarão um novo ciclo de desenvolvimento e prosperidade para Viracopos e que colocará a região metropolitana de Campinas como grande modal logístico do Brasil,” ponderou o diretor em discurso. Ainda de acordo com Nunes, é fundamental que o poder público seja parceiro nesse processo de mudança e expansão do aeroporto, oferecendo condições para a instalação de empresas de logística, hotéis, restaurantes, armazéns alfandegados, e infraestrutura de mobilidade urbana, além de evitar a formação de novos aglomerados urbanos no entorno do aeroporto.

Cidade Aeroportuária – Viracopos

Luiz Alberto Küster em entrevista para imprensa no evento

O projeto apresentado pela “Aeroportos Brasil S.A” é ousado e moderno e já tem mês de início: agosto de 2012.
            Nesta primeira fase de obras, a capacidade de passageiros será ampliada para 14 milhões/ano, até 2014, em que será realizada a Copa do Mundo no Brasil. A ampliação contemplará dois piers domésticos e um internacional com 28 pontes de embarque (e mais sete fingers remotos), um edifício garagem com três mil vagas, 90 boxes de check-in e nove terminais self-service. A previsão é de que após a conclusão da nova área de embarque, a atual seja demolida.
            De acordo com Küster, a nova configuração do terminal de passageiros não atingirá a vegetação primária nativa da região e nem nascentes, ou seja, as obras não irão impactar no meio físico e biótico da região.  “Aproveitaremos o período de seca de agosto para as escavações de terra que foi reduzido de 25 milhões de metros cúbicos para 2,5 milhões. Além disso, ao inverter o futuro terminal de passageiros em relação à pista, o tempo de taxiamento das aeronaves será reduzido em 70%, diminuindo a emissão de gases de efeito estufa,” afirmou o diretor.
Ao todo serão três fases de ampliação e investimentos que transformarão o Aeroporto de Viracopos num Complexo Aeroportuário do futuro com capacidade para 80 milhões de pessoas, ao final da concessão.
“É um momento histórico e muito aguardado pela comunidade industrial, empresarial e também dos usuários do Aeroporto de Viracopos. Tivemos a oportunidade singular de conhecer o plano traçado para o futuro de Viracopos, que é realmente promissor. A “Aeroportos Brasil-Viracopos S.A” assumiuum compromisso público de investimentos que irão possibilitar a ampliação e modernização que atenda aos anseios de toda a comunidade envolvida,” finalizou o diretor do departamento de Comércio Exterior do CIESP-Campinas, Anselmo Riso.
Fotos: Roncon & Graça Comunicações
Vídeo Relacionado:
Jantar de Apresentação - Expansão Viracopos
A produtora MÍDIA VIEWS fez a cobertura sobre uma noite muito especial para Campinas-SP e região, onde empresários se reuniram em um jantar no Hotel Vitória, em Campinas, no dia 26 de junho, para ouvir o pronunciamento do Presidente da Concessionária Aeroportos Brasil Viracopos S.A., Sr. Luiz Alberto Küsten, sobre o planejamento de expansão previsto para o aeroporto campineiro nos próximos anos.

Compartilhar: