Whatsapp
Portal Ciesp > Notícias > Sucesso, resposta a suas ações

Noticías

Sucesso, resposta a suas ações07/11/2007

Para a grande maioria das pessoas o sucesso surge a partir de atitudes, dedicação, esforço e perseverança diários, ou seja, é resultado de um caminho percorrido e não “sorte”. Segundo Robson Martins, odontólogo pela Universidade São Francisco e palestrante motivacional há 10 anos, o sucesso é uma sucessão de acontecimentos. “As ações no dia-a-dia, o comportamento pessoal e social, a sinceridade e o respeito com o próximo - o famoso olho no olho - e o interesse e a preocupação em aprimorar sempre habilidades e relacionamentos podem trazer o sucesso até você”, enfatiza. Em casa o sucesso pode estar no relacionamento familiar amoroso e harmonioso. Esse resultado tem grandes chances de impactar o que você é fora de casa, por exemplo, no trabalho, e, portanto ajudá-lo a conquistar novos sucessos sociais e profissionais. Você acredita nisso? De acordo com Martins, pesquisas demonstram que 85% das pessoas de sucesso desenvolveram atitudes e habilidades no próprio relacionamento com as pessoas e apenas 15% focaram em seus conhecimentos. Esse dado confirma que, por mais que o conhecimento seja importante e necessário, é preciso saber comunicá-lo de maneira eficaz. É nesse contexto que a habilidade de comunicar para pessoas e de se relacionar com elas ganha uma força enorme. “Ter conhecimento e qualidade é indiscutível, mas muito mais do que isso é saber comunicar tal conhecimento e saber se relacionar”, salienta Martins. Para Martins, a comunicação é a base para o sucesso. “Quando se sabe usar bem as ferramentas da comunicação: palavras faladas, silêncio, sorriso, trajes, perfumes, entre outras, muitas portas se abrem e torna-se mais fácil realizar uma boa negociação - aliás, negociação é o que não falta em nosso cotidiano. Estamos sempre negociando! Por isso é preciso sair da ‘zona de conforto’ e aprender técnicas de comunicação!” Martins aplica o que acredita em seu consultório como odontólogo. Ele faz questão de buscar seus pacientes na sala de espera, onde na verdade não se espera. Identifica, individualmente, seus clientes e procura falar de maneira focada com cada um deles, fazendo-se entender. “Considero-me uma pessoa feliz, pois, por meio de um aprendizado constante, procuro dar o meu melhor reconhecendo o melhor dos outros, e as coisas simplesmente acontecem. O resultado de cada dia soma pontos para o sucesso. Acredito ainda que o grande desafio do homem é agradecer, primeiramente, a Deus pela grandeza de Sua Criação e por nos dotar de tantos dons e, posteriormente, reconhecer cada pessoa como ser humano único e individual, aplicando assim o grande mandamento: ‘Ame teu próximo como a ti mesmo’”, conclui. A convite do Grupo de Ação Social do Ciesp-Campinas, Robson Martins ministrou a palestra “Comunicação: A Base para o Sucesso” durante a reunião mensal do Grupo realizada em setembro último na entidade. Aproveite e programe-se para participar da próxima reunião mensal a ser realizada no dia 22 de novembro, às 08h00, no Ciesp-Campinas. Mais informações pelo telefone (19) 3743-2200 ou e-mail acaosocial@ciespcps.org.br. Por Amanda Lima Comunicação Ciesp-Campinas Novembro de 2007
Compartilhar: