Whatsapp
Portal Ciesp > Notícias > Reunião Plenária com Webinar: Crédito em tempos de COVID-19

Noticías

Reunião Plenária com Webinar: Crédito em tempos de COVID-1914/08/2020Carla Marins, Comunicação CIESP CAMPINAS

O CIESP e a FIESP vêm atuando em duas frentes cabais e complementares para o atendimento à indústria: Interação e Proposição de Políticas Públicas junto aos governos federal, estadual e municipais; e Prestação de Serviços direcionados às necessidades primárias das empresas nesse momento de pandemia.

 
No dia 13 de agosto, umas das necessidades mais urgentes do empresariado e da indústria, o ACESSO AO CRÉDITO foi a pauta de debate da reunião plenária do CIESP Campinas, desta vez, em formato de webinar.
 arquivo sem legenda ou nome
“Agora, precisamos pensar no processo de retomada da economia após a quarentena imposta pelo novo coronavírus. O grande ponto de alerta é a expectativa de que a doença desmantele a economia do Brasil e do mundo. Para isso é preciso acessibilizar ao máximo o crédito às indústrias”, alerta José Nunes Filho.
 
Dentre as principais Medidas de Crédito:
  • Banco Central;
    CND´s;
    BNDES;
    Pronampe;
    PEAC – FGI;
 
Ferramentas de Apoio:
  • Central de Crédito;
    Feirão de Crédito Virtual.
 
A exposição foi conduzida e capitaneada por Renato Corona, Gerente do Dempi & Acelera (Departamento da Micro, Pequena, Média Indústria e Acelera Fiesp) e do DECOMTEC (Departamento de Competitividade e Tecnologia da Fiesp).
 
Renato Corona, gerente do departamento de Competitividade e Tecnologia (DECOMTEC) e do DEMPI Acelera, falou sobre a ação conjunta dos departamentos da FIESP na proposição das políticas de crédito para minimizar os efeitos dessa crise tão severa.

Um ponto importante da reunião virtual foi a apresentação das principais razões da negação de crédito do BNDES pelos bancos. São elas: a falta de instrução para operar a linha e o desconhecimento do banco sobre a linha, os débitos tributários do solicitante e a exigência de garantias.

Entre as linhas apresentadas, algumas foram resultados de pleitos da FIESP, como o Programa de Apoio ao Setor Sucroalcooleiro (BNDES Pass), a linha de financiamento garantida por estoques de etanol, anunciada na primeira semana de junho, e a Linha BNDES de crédito para ajudar micro, pequenas e médias empresas.

Acesse esta apresentação íntegra.
 
 
Compartilhar: