Whatsapp
Portal Ciesp > Notícias > Indústria 4.0 é base para as comemorações do Mês da Indústria

Noticías

Indústria 4.0 é base para as comemorações do Mês da Indústria13/06/2019Comunicação CIESP-Campinas, Carla Marins.

Na semana em que se comemora o Dia da Indústria, o CIESP-Campinas, em parceria com o NJE-Campinas (Núcleo de Jovens Empreendedores de Campinas), realizou um ciclo de atividades e ações integradas que valorizaram o potencial da indústria local e a vocação de Campinas como grande polo de tecnologia.

arquivo sem legenda ou nomeEm entrevista ao jornal Correio Popular, o diretor titular em exercício, José Henrique Toledo Correa, fortaleceu a união do empresariado, fator de grande importância para a indução de novos negócios e alavancagem consistente da cadeia produtiva industrial. “Os empresários estão fascinados e apreensivos”, disse o diretor ao comentar sobre a Indústria 4.0, conceito que une as principais inovações tecnológicas dos campos de automação, controle e tecnologia da informação, e Internet das Coisas. A ideia é a aplicação de todas as “ferramentas”, simultaneamente, a processos de manufatura.

O coordenador do NJE-Campinas, Edson de Oliveira, lembrou que a 4ª Revolução Industrial chega já promovendo um impacto expressivo, “além de bem mais rápido do que todas as anteriores na cadeia produtiva”, sublinhou, pontuando a necessidade dessa reflexão e atualização para todos da cadeia empresarial. Esteve também presente aos encontros, representando a Diretoria Regional, o empresário e 1º vice-diretor do CIESP-Campinas, Alfeu Cabral.
arquivo sem legenda ou nomeNuma região onde o número de indústrias é de 10 mil, o número de trabalhadores vinculados às empresas associadas ao CIESP-Campinas é de 98 mil indivíduos, representando uma expressiva massa de mão de obra.
arquivo sem legenda ou nomePara responder a essa latente demanda de nossa Região Metropolitana, entre os últimos dias 20 e 24 de maio, semana em que se comemorou o Dia da Indústria, a Diretoria Regional de Campinas realizou um ciclo de ações e atividades pautadas no aprimoramento de nossos associados, representados por líderes, gestores, executivos, CEOs e industriais que no dia a dia de suas empresas precisam executar e colocar em prática as evoluções da geração 4.0.
arquivo sem legenda ou nome
Abrindo essa série de encontros, foi destacado o tema “Internet das Coisas e Indústria 4.0”, que está em alta e gera muitas dúvidas: por onde começar? Como eles melhoram o dia a dia da empresa? O painel "IoT e Indústria 4.0 e como isso afeta meu negócio" abordou este e outros assuntos.
 
Na mediação do bate-papo, esteve o especialista, empreendedor e coordenador do DITEC - Departamento de Tecnologia e Inovação do CIESP-Campinas, Ricardo Tafas. Em conversa, os painelistas discutiram os meios necessários para iniciar esses processos na empresa, qual o tipo de profissional que atende a essas necessidades, as tecnologias que se adaptam a cada negócio e todo o arcabouço necessário para fazer desses temas uma realidade. Na condução desse conteúdo, esteve Giovani Bortolini Machado, engenheiro eletrônico, especialista em inovação tecnológica e Technology Audit Partner CVM, com mais de 17 anos de experiência na indústria de TIC, Eletrônica e Supply Chain em empresas multinacionais como Dell EMC e Crown Cork Packaging.

arquivo sem legenda ou nomeTambém esteve presente, oferecendo sólida experiência de mercado, o engenheiro eletrônico, empresário, gestor e consultor de startups Flavio Grynszpan, que criou e dirige o Instituto i-Corps Brazil, focado na transferência de resultados de pesquisa através da criação de startups inovadoras. Durante a mediação, por meio da condução de Tafas, foram discutidas questões pertinentes e interessantes, como a “produtização” dos serviços e a “servização” dos produtos dentro dessa lógica da nova economia de mercado e mudança de cultura, advinda da Indústria 4.0, e da interação constante entre quem cria e quem usa os produtos e serviços de forma que, assim, clientes e empreendedores permitem uma simbiose que pode ser rica, se bem aproveitada, afirmam os analistas.

As escolas SENAI de Campinas são referência no país quando se fala em capacitação de excelência para a Indústria 4.0, assim, as unidades de Campinas não poderiam ficar de fora dessa semana tão importante para a indústria. Por isso, nos últimos dias 21 e 23 de maio, os associados tiveram a oportunidade de participar de visitas monitoras à Escola e Faculdade de Tecnologia SENAI Roberto Mange e à Escola SENAI Prof. Dr. Euryclides de Jesus Zerbini.
 
arquivo sem legenda ou nomeO SENAI "Roberto Mange" faz parte da Rede de Institutos SENAI de Tecnologia e de Inovação, uma estrutura desenvolvida para oferecer atendimento às necessidades e especificidades das empresas. A escola é especializada no setor metalmecânico, com forte reconhecimento nessa área, e também realiza consultorias, assessorias, treinamentos e serviços operacionais, além de atuar com a linha de fomento do "Edital de Inovação SESI SENAI para a Indústria”.arquivo sem legenda ou nome

A Escola SENAI Prof. Dr. Euryclides de Jesus Zerbini possui uma estrutura completa para atendimentos educacionais, tecnológicos e eventos, e atua nos segmentos de alimentos e bebidas, automação industrial, informática e gestão. Valendo-se desses ambientes versáteis, a escola oferece soluções e suporte para a indústria paulista com serviços que vão desde a capacitação do capital humano até o desenvolvimento de produtos inovadores, passando por um espectro amplo de serviços laboratoriais, consultorias, assessorias em processos e transferência de tecnologia.
 
A associada e industrial Gislene Krater, diretora comercial da empresa Krater – Juntas Automotivas, comentou sobre o potencial abarcado por meio dessa programação de visitas: “Todos os anos, o CIESP-Campinas comemora o mês da indústria, mas, especialmente neste ano, os organizadores tiveram uma ideia genial: em cada dia da semana tivemos um evento com um tema diferente e atual, com ênfase na Indústria 4.0. Todos precisam saber mais sobre esse tema, mas muitos ainda têm receio do ‘novo’. Por isso, visitas como as que aconteceram às unidades SENAI Campinas contribuíram muito para desmistificar a Indústria 4.0. Afinal, todos nós de alguma forma sentiremos os efeitos dessa revolução.”
arquivo sem legenda ou nomeAinda falando dessa importante relação entre ambientes de especialização e formação mantidos pela indústria, como são o SESI e o SENAI, no último dia 24 de maio, o coordenador do Núcleo Econômico Ambiental do CIESP-Campinas, José Raul Fabbri, representando o Departamento de Sustentabilidade do CIESP-Campinas, palestrou para 200 alunos do Ensino Fundamental do SESI Santos Dumont. Na ocasião, o conhecimento transmitido aos estudantes teve como base a finalidade maior da indústria de transformação. “Procuramos aqui transmitir aos alunos a importância e a força da indústria no desenvolvimento das pessoas, das comunidades onde vivemos e de nosso país. Um país desenvolvido tem um setor industrial muito grande e forte”, explicou José Raul aos alunos do SESI. Esse foi um momento ímpar de relacionamento e partilha de atividades entre o CIESP-Campinas e o SESI Santos Dumont.
arquivo sem legenda ou nome
No último dia 22 de maio, a palestra “Podemos ser prósperos se os políticos deixarem” abordou a reflexão de que, embora o Brasil esteja entre as 10 maiores economias do mundo, a renda per capita do brasileiro oscila pela 70ª posição mundial e seu salário médio corresponde a menos de 1/6 do salário dos países desenvolvidos.

“Em meados do século XIX, a economia do Brasil era cerca de metade da dos EUA. Hoje, já está em 1/10.

arquivo sem legenda ou nome
“Regredimos. Se tivéssemos mantido a mesma relação, nosso salário médio beiraria R$ 8 mil, o quádruplo do que temos hoje. Essa penúria nos expõe a um constante desrespeito aos valores morais que fundamentam uma sociedade pacífica, harmoniosa e próspera, e nos submete a um ambiente de desordem, de permanente risco de vida e de perda de propriedade, de desperdício do nosso dinheiro, de insegurança jurídica e de carência de meios para nos prover dos serviços públicos de que necessitamos”, afirmou Sergio Mouro, autor do livro com o mesmo nome da palestra, além de atuante na área de consultoria em formulação de políticas públicas e em relações com o governo. Sergio também recebeu os títulos de Fellow do Institute of Brazilian Business da The George Washington University e de Oficial da Ordem do Mérito Brasília, além da Medalha do Pacificador.
arquivo sem legenda ou nome
Consagrando o fechamento desse abrangente ciclo de atividades, foi ministrado o workshop “Transformação digital: análise de dados na Indústria 4.0, que discutiu sobre como a análise de dados pode acelerar a tomada de decisão e aumentar as vendas por meio da antecipação da necessidade do cliente.
 
arquivo sem legenda ou nome






Essa última mesa de apresentações trouxe aos participantes conhecimentos relacionados à análise de dados e aos benefícios adquiridos pela empresa a partir dessa análise. De forma prática, especialistas desmistificaram alguns conceitos e tecnologias, trazendo dicas e sugestões no processo de análise de dados e ajudando a ter insights para os negócios. Na condução dessa importante retórica estiveram: Adriano Marson, da Totvs IP; Brayan Ksehuck, da Ambev; Raphael Peruccini, da Sdata Science – Microsoft Partner Power BI; Ricardo Tafas, da Repo Dinâmica – aceleradora de produtos; Stéfano Carnevalli, da Syndreams – aceleradora de startups; e Júlia Tessler, da Movile – iFood.
 
Acesse as palestras na íntegra e veja em detalhes o que esses renomados especialistas abordaram! Clique aqui.
arquivo sem legenda ou nome
Acompanhe-nos, a Indústria 4.0 já chegou!

 
Compartilhar: