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A importância da comunicação entre as diferentes gerações no mundo 4.020/04/2018No último dia 17 de abril, o Departamento de Desenvolvimento Humano Organizacional colocou em questão a comunicação como uma das habilidades mais exigidas para lidar com os desafios e dificuldades do dia a dia.
arquivo sem legenda ou nomeAo receber o público a diretora do DHO, Silvia Luna, pontuou que o cenário empresarial se apresenta com cada vez mais misturas, tecnologias e visões, “e quem está inserido no mercado de trabalho sabe o quanto esse mix pode influenciar tanto em problemas, como em soluções – deixando líderes e liderados com grandes dúvidas em relação ao caminhar do mercado”, refletiu.
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De acordo com a palestrante Katya Mangili, que também é Trainer Coach em comunicação e liderança, a rápida evolução tecnológica, a qual chamamos de 4.0, vem revolucionando em muitos aspectos mundiais. Ela salienta que trabalhar com todas estas mudanças, principalmente, para quem nasceu em outra geração, nem sempre tem sido fácil nem mesmo intuitivo.
 
Logo de cara ela questiona: “Será que os líderes estão preparados para acompanhar este processo? ”

“Atualmente os processos de produção estão mais automatizados, sistematizados e eficientes, o que conduz a alterações profundas no desempenho humano e naquilo que os líderes esperam dos seus colaboradores”, destaca Mangili

Para entender um pouco melhor essa revolução, ela propôs uma análise das revoluções anteriores:
  • 1ª Revolução, 1.0 Trouxe a mecanização, a força matriz, realizando a substituição da força humana por máquina.
    • Líder 1.0: tinha como principal objetivo a maximização da produção.
  • 2ª Revolução, 2.0 : Surgiram às linhas de produção, redesenho das relações laborais nas indústrias e o surgiu a necessidade de proteger os trabalhadores.
    • Líder 2.0: o líder começou a focar mais na qualidade e oferta do seu produto
  • 3ª Revolução, 3.0 : Introduziu a automação e o processamento de dados.
    • Líder 3.0: surgiram os empreendedores, a busca por novas oportunidades e de aproveitar a internet e novas tecnologias.
       
      De acordo com a palestrante, a interconectividade, os relacionamentos, produtos e conteúdos que são desenvolvidos pelos modelos de negócios evoluíram e as tecnologias digitais têm criado novas formas de interação com e dentro das empresas. Se a tecnologia evolui, também o pensamento das pessoas nas organizações tem que evoluir. Numa época plena de complexidade, o trabalho em equipe é mais importante, e é aqui que os líderes 4.0 terão que fazer a diferença.
arquivo sem legenda ou nome“Hoje deparamo-nos com colaboradores que necessitam de mais autonomia e responsabilidade no seu trabalho e consumidores que querem fazer parte do processo. A necessidade de atrair, satisfazer e reter estes dois segmentos, implica uma mudança estratégica ao nível das organizações e das suas lideranças”, observa a é Trainer Coach.

Katya Mangili considera ainda o mundo global e as equipes multi-geográficas e multi-culturais,  como uma força de trabalho multi-geracional (gerações X, Y e millennials), "o desafio passa por otimizar a comunicação transcultural e geracional, potencializar a cultura da empresa em colaboradores que trabalham à distância, fomentar o espírito de equipe e a confiança entre parceiros de negócio para garantir uma comunicação eficiente e de qualidade entre todos os stakeholders. Podemos dizer que esta nova abordagem de liderança requer um novo mindset ou ajustes de algumas competências. Assim, quando falo nas principais competências para a liderança 4.0”, descreve.
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A especialista deixa como dica que o segredo pode estar em combinar o conhecimento de diferentes culturas, inteligência emocional, e competências interpessoais para alcançar resultados no contexto transcultural. “O foco nas pessoas, por meio de relações colaborativas, otimização de diferentes tipos de talento, capacidade de influência e motivar para a inovação, criando espaço para a experimentação e para o erro. E por fim saber ler as pessoas”, explica.
“Portanto, cabe aos líderes de hoje fazer uma reavaliação das suas práticas atuais face às exigências da liderança do amanhã”, conclui a profissional na área de comunicação e liderança.
 
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